• Equipe Massao Kanesaki

Acolhimento psicológico para pais e alunos em tempos de pandemia



Psicólogas da Rede Municipal de Ensino de Indaiatuba integradas ao NIAPE - Núcleo Integrado de Apoio Pedagógico Especializado farão atendimento psicológico para alunos e seus familiares, de forma remota, durante a pandemia de coronavírus.


O objetivo principal é favorecer um ambiente facilitador para a aprendizagem e de relações positivas para todos que fazem parte da comunidade escolar frente à realidade atual, devido ao necessário afastamento social decorrente da pandemia da COVID-19. Todo acompanhamento ocorrerá de forma remota, respeitando as orientações do Ministério da Saúde.


Questões a serem avaliadas:

1 - Está se sentindo ansioso, amedrontado ou preocupado a ponto de prejudicar suas atividades de rotina?

2- Os problemas familiares aumentaram neste período? (financeiros, relacionamento conjugal, relacionamento com as crianças, ou dificuldades de relacionamento entre elas).

3- Há ocorrência de problemas familiares graves? (uso abusivo de álcool e drogas e violência doméstica)

4- Identifica entre os familiares pessoas com pensamentos de morte e ou risco de suicídio?

5- Observa mudanças preocupantes no comportamento da(s) criança(s)? (medos, irritabilidade, apatia, agressividade, choro com facilidade, maior dependência).

6- Com relação à saúde e desenvolvimento da(s) criança(s), observa alterações importantes? (apetite, sono, redução de energia ou agitação).

7- Está com dificuldades para auxiliar a(s) criança(s) nas lições da escola?

8-A(s) criança(s) tem se mostrado desmotivada(s) e ou sem concentração para as atividades escolares?


Se você identificou alguma(s) desta(s) questões presentes, entre em contato no link:


CLIQUE AQUI PARA SOLICITAR AJUDA

Após o envio da solicitação, é só aguardar que profissionais de saúde mental entrarão em contato por telefone


"Durante esse período de isolamento social e medo devido à pandemia de coronavírus, muitos podem desenvolver transtornos emocionais, síndromes de pânico, etc. Garantir um atendimento acolhedor por parte dos profissionais de saúde neste período torna-se fundamental para amparar e ajudar as pessoas", destaca Massao.


O vereador também protocolou a Indicação Nº 485/2020, que pede que este tipo de atendimento psicológico seja estendido além da comunidade escolar, para todos os moradores de Indaiatuba, que estejam enfrentando algum transtorno emocional ou crise de ansiedade.


Com informações da Prefeitura Municipal de Indaiatuba

Atendimento

Rua Humaitá nº 1167 - Centro
Indaiatuba, SP - CEP: 13339-140

Fone: 19 3885.7702 | WhatsApp: 19 99618-0955