• Equipe Massao Kanesaki

Soro Antiescorpiônico salva vida em Indaiatuba



Uma preocupação a menos para os moradores de Indaiatuba: agora a cidade é também um polo aplicador do soro antiescorpiônico. O aumento das notificações de casos de aparecimento de escorpiões e os iminentes riscos de picadas, motivaram o vereador Massao Kanesaki a buscar junto com o governo do Estado, a vinda do medicamento para a cidade.

O soro, que está disponível à população desde o dia 26 de março de 2019, no Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo) já foi usado em uma vítima da cidade para o tratamento de uma picada classificada como grave.

“É muito gratificante saber que graças a esse trabalho conjunto, com a prefeitura e o governo, pudemos ajudar a salvar uma vida”, declara Massao Kanesaki.

Antes da chegada do soro antiescorpiônico a Indaiatuba, a única alternativa para a aplicação do medicamento era a Unicamp (Hospital das Clínicas) de Campinas.

Sobre o caso

Em novembro de 2018, o vereador Massao Kanesaki recebeu em seu gabinete a moradora da cidade Luciana Lion, que estava preocupada com os expressivos números de escorpiões em sua residência. Por ser mãe de um casal de gêmeos de 4 anos, ela temia que, em caso de um acidente, não desse tempo de socorre-los (já que o polo aplicador mais próximo era a Unicamp). Massao se engajou na causa e graças a esforços conjuntos com o prefeito Nilson Gaspar e o deputado estadual Rogério Nogueira, Indaiatuba tornou-se polo aplicador do medicamento. A CIAtox (Centro de Informação e Assistência Toxicológica) de Campinas que é ligado a Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp está realizando um treinamento com os médicos do Haoc para manejo do soro.


5 visualizações

Atendimento

Rua Humaitá nº 1167 - Centro
Indaiatuba, SP - CEP: 13339-140

Fone: 19 3885.7702 | WhatsApp: 19 99618-0955