• Equipe Massao Kanesaki

Evento homenageia imperador do Japão


O vereador Massao Kanesaki participou nesta terça-feira (22/10) do evento em homenagem ao imperador Naruhito e a imperatriz Masako do Japão. A cerimônia realizada no Círculo Militar de São Paulo, reuniu representantes de órgãos governamentais japoneses, de associações de províncias do Japão no Brasil, além representantes das entidades nipo-brasileiras e público em geral.


A intenção era "Celebrar a Entronização do Imperador do Japão”, que consagra a mais antiga monarquia do mundo.


"Como descendente de japonês fico muito feliz de participar deste evento. Essa relação Brasil e Japão tem muito o acrescentar para todos nós, como a transferência de tecnologia. Temos como exemplo a parceria inédita que vai tornar Indaiatuba e Hirakata no Japão cidades co-irmãs ", destacou Massao.


A ascensão do novo imperador do Japão


A mais antiga monarquia hereditária do mundo (com mais de 2.600 anos de história), a dinastia Yamato realiza uma série de cerimônias para marcar a ascensão ao trono de Naruhito como o 126º imperador do Japão.

Esses rituais tiveram início no último dia 1º de maio após o imperador Akihito se tornar o primeiro monarca, em 200 anos, a renunciar ao trono (seu reinado foi de 7 de janeiro de 1990 até 30 de abril de 2019, batizado como era Heisei). Sob a justificativa de saúde frágil e idade avançada (85 anos de idade), o imperador Akihito abdicou em favor de seu primogênito Naruhito (59 anos de idade).


Assim, no dia 1º de maio, data do início da era Reiwa (Bela Harmonia), realizou-se o primeiro ato da ascensão com a cerimônia da Regalia Imperial em que o novo imperador herdou as joias da Coroa, os três tesouros sagrados do Japão (a espada Kusanagi, as jóias Yasakani- no-magatema e o espelho Yata no kagami).


A cerimônia de posse, ocorreu ontem no Palácio Imperial em Tóquio e contou com a presença de 2.600 convidados (entre eles, representantes de 195 nações), com duração prevista para três horas, ocasião em que o novo imperador saudou o primeiro-ministro e os seus súditos.


O evento final da ascensão ao trono realiza-se em novembro com o ritual xintoísta “Daigo-sai” (grande Dia de Ação de Graças), quando o novo imperador fará oferenda à deusa Amaterasu (uma das divindades mais importantes da mitologia japonesa, Deusa do Sol, filha dos deuses criadores do mundo) e comerá o arroz sagrado. Dessa forma, acredita-se que o imperador alcançará a condição de elo de ligação entre a deusa Amaterasu e o povo japonês.

Massao Kanesaki e Takashi Ueno - presidente da ACENBI

18 visualizações

Atendimento

Rua Humaitá nº 1167 - Centro
Indaiatuba, SP - CEP: 13339-140

Fone: 19 3885.7702 | WhatsApp: 19 99618-0955