• Equipe Massao Kanesaki

Hepatites Virais: você já fez o teste?

Atualizado: 12 de Set de 2019

Você já fez alguma vez na vida o teste para detectar Hepatites Virais? Sabe o que são essas doenças, seus riscos e formas de prevenção?


Nós preparamos esta matéria para você! Nela tem onde e como fazer os TESTES GRATUITAMENTE!


Testes gratuitos para diagnóstico de Hepatites Virais em Indaiatuba


O Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais é comemorado no próximo domingo, 28 de julho, tendo sido criado em 2010 pela OMS (Organização Mundial da Saúde).


No Brasil, foi sancionada pelo governo federal a Lei nº 13.802 em 10 de janeiro de 2019 que institui o Julho Amarelo, que visa conscientizar sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das Hepatites Virais B e C.


O Ministério da Saúde estima que existam 1,7 milhões de brasileiros portadores do vírus da hepatite C e 756 mil portadores do vírus da hepatite B, porém muitas pessoas não sabem que têm estes vírus.


Mas, afinal, o que é hepatite?


De acordo com informações do Ministério da Saúde a hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Em alguns casos, são doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas.


As hepatites virais são inflamações causadas por vírus que são classificados por letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E. No Brasil, mais de 70% (23.070) dos óbitos por hepatites virais são decorrentes da Hepatite C, seguido da Hepatite B (21,8%) e A (1,7%). O país registrou 40.198 casos novos de hepatites virais em 2017. O SUS oferece tratamento para todos independente do grau de lesão do fígado.


No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existe, ainda, o vírus D, mais frequente na Região Norte do Brasil e que para causar infecção precisa da presença do vírus tipo B (HBV). Muitas pessoas são portadoras do vírus B ou C e não sabem.

Em muitos casos, não há nenhum sintoma e isso aumenta os riscos da infecção evoluir e se tornar crônica, causando danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer. Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina, que detectam as hepatites. Este cuidado é ainda mais importante nos seguintes casos: pessoas que não se imunizaram para hepatite B; ou que têm mais de 40 anos e que podem ter se exposto ao vírus da hepatite C no passado (transfusão de sangue, cirurgias).


A hepatite E é relatada esporadicamente no Brasil. Assim como a hepatite A, a sua transmissão é oral-fecal e as formas de prevenção são semelhantes. Esse tipo pode afetar rebanhos de suínos e os cuidados com o consumo de água tratada e o bom cozimento dos alimentos principalmente carne de porco, é essencial para a prevenção desta infecção.


As hepatites são doenças que nem sempre apresentam sintomas, mas, quando estes estão presentes podem ser: cansaço; febre; mal-estar; tontura; enjoo; vômitos; dor abdominal; pele e olhos amarelados; urina escura; fezes claras.


Diagnóstico


O diagnóstico e o tratamento precoces podem evitar a evolução da doença para cirrose ou câncer de fígado. Por isso, é tão importante fazer os exames. O diagnóstico pode ser feito por testes rápidos que dão o resultado em uma hora. Também existem exames feitos em laboratório.


Testes Rápidos - Os testes rápidos para os tipos B e C estão disponíveis nos serviços públicos de saúde para todas as pessoas. Se você tiver mais de 40 anos, é muito importante fazer o teste de hepatite C. Você pode ter sido exposto a esse vírus na juventude. Em 2017, foram distribuídos 12 milhões de testes rápidos de hepatite B e C em todo o país.


Pré-natal – O exame de hepatite B também faz parte do rol de exames do pré-natal. A gestante deve ser diagnosticada e será tratada, se houver indicação, ainda durante a gravidez.


Você já fez o teste? Aqui em Indaiatuba para fazê-lo, basta procurar o Posto de Saúde mais próximo de sua residência.


Neste sábado (27/07) também haverá Ação de conscientização contra as Hepatites Virais no Polo Shopping Indaiatuba (Alameda Filtros Mann, 670 - Jardim Tropical – corredor próximo à Drogasil), das 10h às 20h, ou até acabar os testes (que são gratuitos!)


SAÚDE EM PRIMEIRO LUGAR!


Com informações da Prefeitura Municipal de Indaiatuba

8 visualizações

Atendimento

Rua Humaitá nº 1167 - Centro
Indaiatuba, SP - CEP: 13339-140

Fone: 19 3885.7702 | WhatsApp: 19 99618-0955