• Equipe Massao Kanesaki

Indaiatuba está entre as 10 cidades menos violentas do Estado de São Paulo

Os dados são de um levantamento divulgado pelo Instituto Sou das Paz (2018).

Vista aérea de Indaiatuba — Foto: Eliandro Figueira Ric/Divulgação Prefeitura de Indaiatuba

A Lei 6926/2018 que instituiu o Programa Vizinhança Solidária é um dos fatores que contribuíram para estes bons números.


O projeto de lei, que teve o vereador Massao Kanesaki como um de seus autores, resgatou o entrosamento entre os moradores de uma mesma rua, condomínio, bairro ou região, com vistas a estabelecer um vínculo solidário no combate à criminalidade local e na busca de soluções adequadas para os problemas relativos a segurança da comunidade, através da adoção de mecanismos inseridos na filosofia de policiamento comunitário.


Em termos mais simples, o Programa Vizinhança Solidária, tem por base a natureza do conceito de vizinhança, que envolve laços de cooperação entre os vizinhos, formando uma rede que cuida de determinada área como se fosse seu próprio quintal. Busca reunir grupos de pessoas interessadas em discutir, analisar, planejar e acompanhar seus problemas de segurança pública.


O Programa Vizinhança Solidária, que foi oficializado como lei municipal, foi implantado pela Policia Militar no estado de São Paulo em 2009, e em Indaiatuba desde 2011. Foi uma iniciativa do comando local da Policia Militar e a partir de então foi coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, possuindo atualmente 48 células em funcionamento no município.

7 visualizações

Atendimento

Rua Humaitá nº 1167 - Centro
Indaiatuba, SP - CEP: 13339-140

Fone: 19 3885.7702 | WhatsApp: 19 99618-0955