• Equipe Massao Kanesaki

Massao propõe campanha para evitar abandono de animais durante pandemia

Segundo protetores de animais, o número de animais abandonados vem aumentando desde o início dos casos de coronavírus



O vereador Massao Kanesaki (DEM) protocolou Indicação n. 463/2020 solicitando que seja feita campanha para alertar aos moradores de Indaiatuba, que animais não transmitem o covid-19. A medida é uma forma de conscientizar para que os mesmos não sejam abandonados, além de orientar sobre cuidados adequados aos bichinhos durante este período.


“Muitas pessoas acreditam em notícias falsas de que os bichos são responsáveis pela transmissão da covid-19, o que é um erro. Além de ser uma inverdade, abandono é crime previsto em lei federal”, destacou Massao.


Não abandone os animais


O abandono de animais é inaceitável e já era um problema de saúde pública no Brasil antes mesmo da ameaça do novo coronavírus (SARS-Cov-2), uma vez que cachorros e gatos errantes, sem vacinação e cuidados de saúde, além de indefesos, são potenciais transmissores de zoonoses, aquelas doenças transmitidas de animais para seres humanos, como raiva, leishmaniose, leptospirose, toxoplasmose e outras.


Como afirmado anteriormente, não há ainda relação de transmissão da Covid-19 por animais. Dessa forma, reforça-se a necessidade de que as pessoas pratiquem a guarda responsável, cuidem da saúde dos seus pets e mantenham as medidas necessárias para evitar a propagação de doenças.


- CONSULTAS VETERINÁRIAS: atendimento preferencialmente agendado, com a presença de apenas um responsável (tutor), para evitar a concentração excessiva de humanos nos ambientes de espera.


- HIGIENIZAÇÃO: adoção de regras básicas de higiene e assepsia pessoais e do ambiente, antes e após cada atendimento. Usar o máximo de descartáveis (jalecos, luvas etc.). Consultas em domicílio devem seguir rigidamente essas normas de higiene e assepsia, além de manter um intervalo mínimo de duas horas entre os atendimentos.

- INTERNAÇÃO: desestímulo às visitas aos animais internados, oferecendo maior número de boletins médicos dos pacientes.


- PET-SHOPS: são muito importantes na nutrição dos animais, devendo manter estoque normal dos alimentos, evitando deslocamentos incertos dos tutores à procura da ração ideal para seu animal.


- ESTÉTICA ANIMAL: incentivo aos tutores a diminuir a frequência de banhos e tosas de seus pets, diminuindo a circulação das pessoas. Preferencialmente, realizar a higiene dos pets no próprio domicílio.


- PASSEIOS COM PETS: devem ser reduzidos, feitos em pequenas distâncias, apenas para atender às necessidades fisiológicas dos animais, também evitando concentrações em parques e praças.


ABANDONO É CRIME ! DENUNCIE 190 OU PELO PELA INTERNET ATRAVÉS DO SITE DA DEPA (DELEGACIA ELETRÔNICA DE PROTEÇÃO ANIMAL


Com informações do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV)


55 visualizações

Atendimento

Rua Humaitá nº 1167 - Centro
Indaiatuba, SP - CEP: 13339-140

Fone: 19 3885.7702 | WhatsApp: 19 99618-0955