• Equipe Massao Kanesaki

Tradições do Japão: Festivais de Karaokê


Neste domingo foi realizado em Indaiatuba o 33º. Concurso da Canção Japonesa (Karaokê). O evento que é organizado pela Acenbi (Associação Cultural, Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba), em parceria com a Prefeitura Municipal reuniu mais de 200 competidores da cidade e de diversos municípios da região.


O Concurso da Canção Japonesa faz parte da programação cultural do mês de agosto de Indaiatuba e é considerado um dos mais importantes eventos da música japonesa no Estado de São Paulo.


A origem do Karaokê


O karaokê é um costume tão impregnado na cultura japonesa que é difícil explicar sua origem. Existem relatos de festas em que os convidados eram chamados para cantar, acompanhados por palmas para marcar o ritmo da música, e há também discos antigos chamados karaokê com músicas sem vocal e que deram o nome a essa tradição.


A palavra karaoke é formada pela junção das palavras japonesas kara, que significa vazio, e do fragmento oke, da palavra okesutora, que significa orquestra, que pode levar à tradução literal de orquestra vazia, já que, neste formato, as músicas não têm cantor.


Mas o grande boom do karaokê se deve ao músico Daisuke Inoue, que criou uma espécie de jukebox com microfone, em 1971, que era alugada para alguns bares da cidade de Kobe. Sem patentear a ideia, Inoue teve apenas o reconhecimento por sua criação, mas não ganhou dinheiro com ela.


No Brasil, o karaokê chegou junto com a imigração japonesa no início do século passado e nos anos 60 surgiram os primeiros concursos da modalidade por aqui.

Com informações do Bradesco Nikkei




7 visualizações

Atendimento

Rua Humaitá nº 1167 - Centro
Indaiatuba, SP - CEP: 13339-140

Fone: 19 3885.7702 | WhatsApp: 19 99618-0955